Feliz Dia dos Homens!!

Bom dia pessoal!!
Neste domingo, 15 de julho, eu quero falar exclusivamente para meus amigos, colegas e conhecidos que nasceram sob o gênero masculino nesta existência. Porque hoje é o DIA DO HOMEM!!

Pois é. 
Há alguns anos já abordei o assunto nos meus emails semanais quando descobri pela primeira vez a data. Hoje fui pesquisar a sua origem. Esse dia foi instituído em 1999, pelo Dr. Jerome Teelucksingh, de Trinidad e Tobago, com o apoio das Organizações das Nações Unidas  - ONU. Internacionalmente o Dia do Homem é celebrado em 43 países no dia 19 de novembro. No Brasil, instituiu-se o 15 de julho. O objetivo do Dr. Jerome foi utilizar esse dia como uma oportunidade para se falar e melhorar a saúde desta camada da população, aproximar os gêneros e destacar o papel positivo dos homens. (tá vendo, Xandinha também é cultura!!)

Achei muito interessante a simbologia desse dia e vejo nele a preocupação da ONU em levar a humanidade a algumas reflexões importantes sobre o papel do homem consigo mesmo e com o mundo que o cerca.

No que tange à saúde essa é uma preocupação justa. Estatisticamente os homens sempre viveram menos do que as mulheres, seja por doenças físicas, seja por "morrerem de morte matada". Ao se estudar a história da humanidade, nos assusta ver a capacidade que esse homem "criado a imagem e semelhança de Deus" tem de destruir a si mesmo e à obra da qual ele é co-partícipe. As inúmeras guerras travadas em nome da Divindade, pelo egoismo e cobiça do poder, ou as mortes geradas pela vingança desmedida, pelo simples prazer de matar nos faz questionar se, realmente, podemos chamar os seres humanos de "seres racionais e inteligentes". Particularmente não vejo inteligência em matar por diversão ou de destruir pelo simples prazer de matar, mas pode existir quem pense diferente de mim. Paciência.

Outra forma de se destruir a saúde dos homens ao longo do tempo, refere-se aos sentimentos e emoções internas que têm sido a praxe do gênero masculino. Slogans do tipo: "homem não chora", "homem tem que ser forte, não pode ter medo", "sensibilidade é coisa de mulher, não para homem", "se chegar apanhado em casa, apanha duas vezes" são alguns exemplos das "condutas emocionais" que deveriam ser adotadas pela categoria. E com isso, os espíritos que têm reencarnado num corpo masculino têm sido bloqueados naquilo que é o ponto mais sagrado do ser: o SENTIR. Daí ter-se as angustias não faladas, os medos não expressados, as raivas e mágoas não trabalhadas, o orgulho e o egoismo exarcebados gerando a destruição das células sadias do corpo. Não é de se admirar tantos homens com câncer, hipertensos, vítimas de AVC e que ficam imobilizados em cima de uma cama anos a fio, imóveis ou semi paralisados sendo convidados pela vida a pensar em si mesmo. É, quando a gente não para, a vida vem e nos faz parar. E, principalmente, portadores da principal doença: não saber expressar seus sentimentos.

Gostei do outro objetivo da data, essa coisa de "aproximar os gêneros". Nada mais justo que os homens tenham o seu dia para refletir sobre o que é, verdadeiramente, SER HOMEM nos dias de hoje. Quando o esforço braçal diminui cada vez mais graças à tecnologia, quando as contas de casa começam a ser compartilhadas com as mulheres, quando estas também possuem a liberdade de ir e vir e de decidir o querem para suas vidas pessoais e profissionais, o que sobrou para o homem?? Algo muito importante e que até hoje poucos souberam ser: PARCEIROS.

Sim, parceria é a palavra de ordem nos relacionamentos. Homens e mulheres sendo parceiros, cúmplices, na construção de um mundo melhor para eles e para os que os cercam. Cúmplices e parceiros no crescimento pessoal, na melhoria dos sentimentos que possuem, no apoio mútuo nas horas de dificuldades pessoais e materiais, na busca do auto-aprimoramento. Não mais o ditador, o que impõe, o que amedronta. Não mais o agressor, o punidor. Mas, sim, o amigo, o companheiro, o amante, o marido que dá apoio, segurança, coragem, que gera desafios estimuladores à companheira de vida escolhida. O amigo e parceiro de trabalho onde juntos, homens e mulheres, quebram barreiras e vencem desafios. Um homem que não tem medo de dizer que errou, de que não sabe tudo, que está com medo, que precisa de apoio e o deseja encontrar em quem está do lado. Que constrói com os filhos uma relação participativa e de troca, e não mais apenas o mantenedor da casa e cobrador de resultados.

Alguns devem estar pensando ao ler essa minhas palavras: isso não é um homem, é um "maricas". Algumas mulheres talvez pensem: "eu não quero um homem fraco desses do meu lado". Que pena, né? São pessoas que endureceram o coração, o sentimento, alicerçando em si a descrença no outro. Lamento vê mulheres que desprezam "homens cavalheiros" e homens que acham que mulheres são "todas iguais e se baseiam pelo cartão de crédito e conta bancária dele". Isso foi construção deles mesmos ao longo das eras, pelo distanciamento que construíram dos sentimentos alheios. Hoje a sociedade paga um preço alto por isso.

Mas como não faço a linha do discurso que diz que "todo homem não presta", acredito sim que tem gente que vale a pena conhecer e se investir. Graças a Deus!!! E para os homens que acham que as mulheres de hoje não gostam mais de "homens gentis" informo que há sim, espécimes do gênero feminino que adoram abrir de portas de carro, puxar de cadeiras para sentar, pegar na mão para descer uma escada, receber um elogio, um cartão, flores, olhares carinhosos e gente que compartilha com elas suas angustias e conquistas, "sem medo de ser feliz". Faz jantar especial surpresa e adora ouvir música!!!

Nossa sociedade de hoje está precisando de homens e mulheres com coragem!! Coragem de ser verdadeiros, honestos, éticos, sensíveis à dor e sofrimento do outro, carinhosos e afetuosos. Pessoas que sejam mais saudáveis, menos fúteis, menos vulgares. Pessoas que façam a diferença nesse mundo pelo que são e não pelo que tem. 

Nesse Dia Brasileiro dos Homens eu desejo, sinceramente, a todos os homens que conheço que vocês sejam pessoas melhores a cada dia. E que bom que vocês existem!!!!! 

Até porque esse mundo seria bem sem graça se só houvesse um tipo de gente, né? Já pensou???
Portanto, queridos, FELIZ DIA DOS HOMENS para vocês.
Xanda

O DIVINO
Nobre seja o homem, 
Caridoso e bom! 
Pois isso apenas 
É que o distingue 
De todos os seres 
Que conhecemos. 

Glória aos incógnitos 
Mais altos seres 
Que pressentimos! 
Que o homem se lhes iguale! 
Seu exemplo nos ensine 
A crer naqueles! 

Pois insensível 
É a natureza: 
O sol 'spalha luz 
Sobre maus e bons, 
E ao criminoso 
Brilham como ao santo 
A lua e as 'strelas. 

Vento e torrentes, 
Trovão e saraiva 
Rugem seu caminho 
E agarram, 
Velozes passando, 
Um após outro. 

Tal a sorte às cegas 
Lança mãos à turba 
E agarra os cabelos 
Do menino inocente 
Ou a fronte calva 
Do velho culpado. 

Por eternas leis, 
Grandes e de bronze, 
Temos todos nós 
De fechar os círculos 
Da nossa existência. 

Mas somente o homem 
Pode o impossível: 
Só ele distingue, 
Escolhe e julga; 
E pode ao instante 
Dar duração. 

Só ele é que pode 
Premiar o bom, 
Castigar o mau, 
Curar e salvar, 
Unir com proveito 
Tudo o que erra e divaga. 

E nós veneramos 
Os Imortais 
Como se homens fossem, 
Em grande fizessem 
O que em pequeno o melhor de nós 
Faz ou deseja. 

Que o homem nobre 
Seja caridoso e bom! 
Incansável crie 
O útil, o justo, 
E nos seja exemplo 
Dos Seres pressentidos. 

Johann Wolfgang von Goethe, in "Poemas" 
Tradução de Paulo Quintela
www.citador.pt

Comentários

  1. Alexandra,
    Admiro demais a sua forma de escrever os seus pontos de vista. Adorei! Que Deus continue te
    iluminando para que possamos sempre nos deleitar com eles. Um abraço! Luz e Paz!
    Deise Farias

    ResponderExcluir

Postar um comentário