DESPERTA e vai pra vida!



O dia amanheceu é hora de despertar.
Acho curiosa essa palavra.

Ela é um verbo com definições interessantes:
- fazer sair ou sair do sono, do estado dormente; acordar, espertar.
- fazer sair ou sair do estado de torpor ou de inércia; fazer readquirir ou readquirir força ou atividade; espertar.

Pois é.
Despertar é uma palavra que traz significados e desafios interessantes para nós, em nosso dia a dia, em todos os sentidos. E quando mais um dia nasce não tem como não dizer: desperta!!!!

Sair do sono, acordar, pode ter pelo menos duas simbologias:
- a primeira, a do levantar da cama depois da noite de descanso (fisicamente falando)
- ou acordar para o sono (mental) em que estivemos inseridos durante um longo período sem perceber.

Sim, porque muitos de nós passamos dias, meses, as vezes anos a fio "dormindo", numa sonolência mental e emocional. Presos a fatos que já aconteceram, mágoas, culpas, medos, acomodações. Ferimos e fomos feridos, choramos e fizemos o outro chorar, amamos e fomos amados. E ali paramos. Dormimos.

Não é fácil manter-se acordado, alerta.
Isso demanda muita, mas muita atenção a si mesmo. A tudo aquilo que nos move, às reais intenções que estão por trás de tudo aquilo que fazemos, até das negações que nos auto-impomos.

Estar desperto é perceber o que se sente e porque se sente. É dar direcionamento positivo a esse sentir baseado, não no medo, no receio, mas na coragem de se descobrir, de melhor utilizar essa riqueza interna que se tem.

Porque em alguns momentos da vida ficamos como que num estado de torpor que nos leva a uma inércia. Quando assim estamos, a vida pára. Passamos os dias vivendo como autômatos, apenas cumprimos as obrigações, sem nenhum prazer real ou alegria.

Não percebemos as auto negações que nos impomos; as crenças limitantes que criamos para nós mesmos e que nos prendem, não deixando que vicejemos, que cresçamos, que amemos, que sejamos felizes.

Mas há um dia, seja ele mais cedo ou mais tarde, mas sempre no tempo certo, em que podemos olhar para esse "sono" com mais segurança, e a mágica acontece.

A gente simplesmente desperta!!
E é uma sensação estranha, como se estivéssemos saindo de uma espécie de hipnose. Nos sentimos estranhos e é inevitável perguntar: o que foi que houve? O que aconteceu? Eu estava dormindo? Como eu não vi isso antes?

Sim. Há sempre o tempo de despertar.
E quando esse momento chega é hora também de desabrochar, reconhecer, reviver, recomeçar, refazer caminhos, traçar metas, fazer melhores escolhas.

Mas, para se manter desperto também é necessário não viver olhando para trás.
É preciso olhar e andar pra frente. Percorrer novos caminhos.
O ontem nos serve apenas como parâmetro daquilo que precisávamos aprender para caminhar pra frente de forma mais segura, mais saudável.

Por isso, nessa manhã de sexta-feira, meu recado à você é: DESPERTA!! E se joga na vida com a confiança dos pequeninos que se jogam nos braços do pai.

Porque quem anda com fé sabe que a fé não costuma falhar!! ;)
Bom fim de semana.

Comentários