Pai: um olhar de amor e compreensão


Hoje é um dia especial.
É o DIA DO PAI.

Esse papel que os espíritos que nascem sob a roupagem MASCULINA exercem na vida e na formação de outro ser que, para nascer. necessita dos dois aspectos: o masculino e o feminino.

Apesar desses dois conceitos serem muito mal interpretados, na verdade, eles representam aquilo que é a nossa dualidade de equilíbrio, o que é necessário para que nos desenvolvamos de uma forma feliz. E por não entendermos isso, sejamos nós homens ou mulheres, desequilibramos essa "balança", nos deixando polarizar um ou outro aspecto com mais intensidade. E é daí que nascem os extremismos que assolam nossa sociedade.

O feminino significa o sentimento, a intuição, a beleza, a gentileza, o alimento.
O pai, a força, a segurança, o colocar o "carro no mundo", a determinação para ir à luta.

E voltando ao tema central desse nosso post, aqui entram essas pessoas que assumem o papel de PAI.

Pai também é aquele que, apenas, doa o espermatozoide para a fecundação do óvulo, que dará forma e guarida ao novo Ser. Queiramos ou não, esse é um papel que não pode lhe ser retirado. Mas, olhando por um outro prisma, Pai é uma figura importante no desenvolvimento do Ser, pois representa a garra, a força, a coragem, a solidez com que esse filho/filha vai encarar a vida. É ele quem passa a segurança, o apoio, para o desenvolvimento emocional da criança. No caso dos meninos é a referência do "masculino" que eles terão, no que se refere à posturas e comportamentos. Já para as meninas, é o modelo de companheiro que elas, conscientemente, terão ou não na vida.

Segundo os conceitos da Constelação Familiar, criada pelo alemão Bert Hellinger, o Pai é o "cara que nos joga no mundo". É ele quem nos leva mais além, que nos guia pelos caminhos, por isso, quando está ausente ou não cumpre com equilíbrio o seu papel, o filho/filha não consegue ter prosperidade na sua vida, nem um rumo profissional bem definido. Essa "ausência" se transforma em vazio e, daí surgem muitas buscas equivocadas para preencher esse espaço, como drogas, álcool, violência, ou até apatia com a vida, sem obter uma definição profissional.

Importante lembrar que, antes de ser PAI, essas pessoas são seres humanos com suas próprias dificuldades, que já vem de outros sistemas familiares com problemas, que possuem suas próprias histórias de vida também com resquícios traumáticos de outras experiências. Olhando por esse aspecto, entendemos que "cada um só dá o que tem ou o que pode", e que nem sempre o ato de educar um outro Ser é uma tarefa fácil para ele, visto que, a própria pessoa não foi educado.

Por isso, EMPATIA, é uma palavra bastante importante, pois, ela nos leva a nos colocar no lugar do outro e a enxergar o mundo pelo seu olhar: se eu estivesse naquela situação, se tivesse passado pelas mesmas experiências que ele, eu agiria da mesma forma? Isso é importante para que olhemos os nossos pais com a humanidade que eles possuem, e não, como super heróis infalíveis e perfeitos, que não podem errar nunca. 

Lógico que nada justifica os equívocos, porém, esse exercício nos faz entender as situações e, em alguns casos, doar a nossa compreensão e perdão. As vezes amar será difícil, mas o exercício da gratidão pela doação da vida, esse sim, é possível fazer e é necessário para que tenhamos paz na alma e possamos seguir com nossa existência em equilíbrio.

Por isso, neste DIA DO PAI, esteja o seu aqui neste plano ou no outro, exercite o sentimento de Gratidão por você estar vivo, por ter tido essa pessoa ao seu lado, e/ou pela oportunidade da vida que ele lhe concedeu, e da possibilidade de aprendizado que lhe ofertou de ser uma pessoa diferente, com outros princípios e posturas.

Enfim, hoje é dia de olhar esse lado masculino de todos nós, acolhê-lo, envolvê-lo em sentimentos doces, amá-lo, e nos tornarmos unos e completos,

A todos os homens que, mesmo com suas dificuldades, exercem com amor e presença seus papéis de Pais, feliz dia!

Àqueles que, pelas dificuldades insuperáveis (na visão do momento), não conseguiram cumprir com seus papéis e crescer com eles, nosso perdão e compreensão.

Feliz Dia dos Pais.

Comentários